Educação 4.0 é uma nova forma de pensar o aprendizado diante às vultuosas mudanças tecnológicas da contemporaneidade.
Um dos maiores desafios do gestor de escola moderno é tornar o ensino de sua instituição relevante face um mercado de trabalho em plena transformação. Pois uma coisa pode-se afirmar tranquilamente: O mundo está mudando, e muito.
A revolução tecnológica vem transformando meios de comunicação, produção e de consumo de forma significativa.
Mais do que nunca é preciso reavaliar se a educação que está sendo ofertada, desde a educação infantil, nível universitário e pós-graduação está atendendo nossas atuais necessidades.
Se ela permite transformar jovens de hoje em cidadãos atuantes, produtivos e críticos; com capacidade de observar e analisar o mundo que vivem.
Diante disso, a educação 4.0 propõe uma nova maneira de enxergarmos a experiência educacional.
Considerando também, o impacto tecnológico nas relações humanas para o desenvolvimento de perfis mais criativos e flexíveis em cada estudante.
Fonte e referência: HABTO
https://www.habto.com/blog/11-conheca-o-que-e-educacao-4-0Educação 4.0: como chegamos até aqui?
Antes de falarmos diretamente sobre educação 4.0, temos que traçar a cronologia que nos levou até ela. Nos últimos 250 anos o mundo passou por quatro revoluções industriais e que mudaram totalmente a indústria. Consequentemente, também influenciaram na educação. No século XVIII, em 1784, James Watts inventou a máquina a vapor, levando famílias a se mudarem do campo para cidade. A educação era muito parecida com a que se praticava nos séculos passados, ou seja: … Alunos dentro de salas de aula, entre livros e cadernos, e professores centralizando a atenção desses estudantes. Nessa época as pessoas aprendiam basicamente como aprendizes de alguma profissão. Educação era algo destinado apenas aos mais ricos. Em 1900 a linha de produção Fordista toma conta da prática industrial, com trabalhadores assumindo papéis específicos dentro das fábricas. Nesta segunda revolução, a indústria começou a demandar trabalhadores mais especializados (esse sistema ainda é encontrado na educação até hoje). Na escola, começaram a surgir laboratórios, especialmente nas universidades, mas o ensino tradicional pouco mudou. A terceira revolução industrial foi marcada pela informatização, o que tornou linhas de produção mais flexíveis. A partir do ano 2000 a internet impulsionou a quarta revolução industrial. A conectividade entre sistemas tornou o trabalho remoto uma realidade que levou à expansão dos negócios de alcance global. Com a chegada dos computadores, o ethos atrás do sistema educacional não mudou tanto. Apenas tiramos proveito da informática para melhorar o ensino. De certa forma, ainda educadores e estudantes eram tratados como parte de uma linha de produção. Mas, na 4ª revolução industrial, este paradigma tem que ser mudado completamente.O que é Educação 4.0?
A Educação 4.0 existe para adaptar o modelo educacional às mudanças do mercado e da vida atual. Em um mundo onde a tecnologia muda rapidamente e onde existe excesso de informação, alunos precisam ser treinados para aprender, e não apenas ensinados. É preciso tornar o conhecimento acessível e os estudantes precisam aprender como encontrá-lo, e não apenas receberem passivamente em uma estrutura rígida de ensino. É preciso entender que alunos:- São diferentes entre si;
- Não começam do mesmo ponto;
- Podem aprender e absorver áreas com focos diferentes;
- Precisam ser guiados a desenvolver suas habilidades, e não apenas receber conjuntos de dados pré-definidos.
Novas metodologias
As metodologias ativas são parte importante da educação 4.0. Centradas na maior participação dos estudantes na construção da aprendizagem de forma interligada e flexível. Os objetivos dessa mudança de paradigma podem ser descritos como:- Desenvolver pensamento crítico;
- Maior possibilidade de desenvolver autonomia;
- Proporcionar interação e conexão entre os estudantes;
- Estimular criatividade;
- Melhor aproveitamento do tempo de aula;
- Envolver e engajar alunos, tornando-os membros participativos da aula.
Aprender fazendo
Um dos principais eixos da Educação 4.0 é o “Learning by Doing” ou “aprender fazendo”, geralmente realizado através de experiências e projetos. A tendência da quarta revolução industrial é a substituição do trabalho humano, em um futuro próximo, pela inteligência artificial. Logo, é preciso preparar estudantes para desenvolver habilidades que serão úteis neste novo panorama, focando no empreendedorismo e na compreensão do mundo digital. Além disso, outros elementos que são estimulados pela metodologia 4.0 são:- O trabalho em grupo e a capacidade de lidar com indivíduos de forma colaborativa;
- Desenvolver diversas competências socioemocionais, sempre com inovação e criatividade;
- Interdisciplinaridade, ou seja, o conhecimento e utilização do conhecimento integrado de várias disciplinas, visando a solução de problemas de um objetivo comum;
- Desenvolvimento da empatia.